domingo, 22 de junho de 2008

Deficiencia Auditiva

Causas

A deficiência auditiva pode ser congênita ou adquirida:


As principais causas da deficiência congênita são: hereditariedade, viroses maternas (rubéola, sarampo), doenças tóxicas da gestante (sífilis, citomegalovírus, toxoplasmose), ingestão de medicamentos ototóxicos (que lesam o nervo auditivo) durante a gravidez.

A deficiência auditiva pode ser adquirida, quando existe uma predisposição genética (otosclerose), quando ocorre meningite, ingestão de remédios ototóxicos, exposição a sons impactantes (explosão) ou viroses, por exemplo.

Outra forma de classificar as causas potenciais da deficiência auditiva ou a ela associadas é a seguinte:

Causas pré-natais: a criança adquire a surdez através da mãe (no período de gestação), devido à presença destes fatores, entre outros:

-Desordens genéticas ou hereditárias;
-Causas relativas à consangüinidade;
-Causas relativas ao fator Rh;
-Causas relativas a doenças infecto-contagiosas, como a rubéola;
-Sífilis, citomegalovírus, toxoplasmose, herpes;
-Ingestão de remédios ototóxicos
-Ingestão de drogas, alcoolismo materno;
-Desnutrição/subnutrição/carências alimentares;
-Pressão alta, diabetes;
-Exposição à radiação.

Causas perinatais: a criança fica surda, em decorrência de problemas no parto:

-Pré-maturidade, pós-maturidade, anóxia, fórceps;
-Infecção hospitalar.
-Casas pós-natais: a criança fica surda, em decorrência de problemas após seu nascimento:
-Meningite;
-Remédios ototóxicos, em excesso ou sem orientação médica;
-Sífilis adquirida;
-Sarampo, caxumba;
-Exposição contínua a ruídos ou sons muito altos;
-Traumatismos cranianos.



Inclusão e Exclusão


Apesar de existirem escolas especializadas em deficientes auditivos eles têm o direito de freqüentarem as escolas regulares, sem falar que isso ajuda muito no desenvolvimento do deficiente, mas infelizmente ocorre o preconceito o que dificulta mais a situação.


A escola regular talvez seja o meio que o deficiente auditivo seja mais excluído da sociedade, pois as pessoas realmente possuem um preconceito. Os outros alunos geralmente não gostam de brincar com os surdos, de fazer trabalhos com eles, apesar de que alguns adoram os surdos, ajuda-os nas tarefas, brincam com eles etc. Existem professores que não se habilitam a trabalhar com deficientes auditivos, pois além do preconceito imediato que realmente existe, há também a questão da preparação o que talvez seja o maior fator mencionado nas escolas contra esses cidadãos. Talvez falte um pouco da conscientização sobre os alunos, mostrando á eles que os deficientes também são iguais a nós e possuem os mesmos direitos que a nossa sociedade. A rejeição ocorre na família pelo fato dos familiares não estarem adaptados a esse tipo de deficiência onde se deve ter mais paciência e cuidados especiais.


Como o relacionamento fica mais estreito e difícil, o deficiente acaba sendo excluído de certos acontecimentos e até mesmo comemorações familiares, passando a ser visto como um empecilho e um problema. Só com o tempo é que a relação família/deficiente vai se normalizando e com o tempo ficando mais afetiva.




Curiosidades


A Lingua do sinais (abaixo):






Um comentário:

Profª Mirya Cordova disse...

ok,,, muito bom trabalho... nota 4,5.
profª Mirya e Liana