domingo, 22 de junho de 2008

Projeto Vivendo as Diferenças 1vb

Índice

1 - Introdução
2 - Objetivo Geral
3 - Objetivo Especifico
3.1 - Deficiência Visual
3.2 - Deficiência Mental e Síndrome
3.3 - Paraplegia
3.4 - Tetraplegia e Paralisia
3.5 - Deficiência Auditiva
4 - Desenvolvimento
4.1 - Deficientes Visual
4.2 - Deficientes Mental e Síndrome
4.3 - Paraplegia
4.4 - Tetraplegia e Paralisia
4.5 - Deficientes Auditiva
5 - Conclusão



Introdução

Com este projeto pretendemos diminuir o preconceito contra os deficientes físicos, mentais, auditivos e visuais. Mostrando a sociedade que eles também são seres humanos como nós. Que eles possuem direitos que devem ser respeitados por toda sociedade e que não temos o direito de julgá-los, ofendê-los e muito menos de excluí-los da nossa sociedade. Fazer com que fique mais fácil e até mais paciente nossa comunicação com eles.Que as escolas dêem um espaço maior para que as crianças os conheçam melhor e vejam que não é nada do que pensam.


Objetivo Geral

-Informar a todas as pessoas sobre as causas dessas deficiências para que todos possam se prevenir, e também conhecer os direitos de todos os portadores de necessidades especiais.
-Apresentar propostas para a melhoria da qualidade de vida dos deficientes.
-Conscientizar a população sobre o preconceito contra qualquer deficiência e fazê-los enxergar que todos nós somos iguais.


Objetivo Específico

3.1 - Deficiência Visual

Dissertaremos sobre as causas da deficiência visual e através deste trabalho pretendemos conscientizar as pessoas sobre o uso da camisinha;
Fazer com o governo organize mutirões de saúde para combater algumas doenças que causam a deficiência visual.


3.2 - Deficiência Mental e Síndrome

Conscientizar você leitor, de que hoje, é preciso cada vez mais fazer o planejamento familiar, pois muitas das causas da deficiência mental é o descaso e despreparo das mulheres com seu bebês;

É preciso que agentes de saúde façam trabalhos domiciliares de pré-natal e que o governo dê mais assistência para as mulheres grávidas, por exemplo, cestas básicas;

Informar os motoristas de veículos sobre os perigos no trânsito, pois essa uma das causas da deficiência mental;

É necessária escola que possuam estruturas parapessoas portadoras de necessidades especiais, como, professores especializada para pessoas com síndrome de down.


3.3 - Paraplegia

Combater doenças como tuberculose e poliomielite, oferecendo à população gratuitamente, remédios e vacinas;

Ajudar as pessoas que estão presas ao alcoolismo, pois isso pode causar a paraplegia.

Colocar mais policiais rodoviários nas estradas para evitar e conscientizar pessoas sobre acidentes e os riscos que correm decorrentes de imprudência.

Construir meios não só nas escolas, mas em toda a sociedade para que pessoas com deficiência física possam ter o direito de ir e vir com tranqüilidade.


3.4 - Tetraplegia e Paralisia

Como explicar também que no entremeado urbano as calçadas não possuem rampas? E as escolas? Sem planejamento arquitetônico algum para receber estes futuros alunos? O que dizer do transporte público então? Complexo e sem as mínimas condições de uso. E da aquisição de veículos para transporta-los, sem nenhum tipo de incentivo fiscal estadual que não sejam para os deficientes físicos ou paraplégicos condutores e proprietário de veículos automotores? Para se ter uma idéia do problema, aproximadamente 15% da população brasileira sofre de algum tipo de impedimento físico, sensorial ou mental e é no deslocamento deles onde estão as grandes dificuldades. Chegam a ser tantas que, por vezes, sequer conseguem sair de casa. Parece que os órgãos públicos e privados se esmeram em construir imensas escadarias, por vezes sem rampas ou elevadores. São os obstáculos de arte moderna. O que estranhamos é que os urbanistas e políticos, muitos deles inclusive que se elegem por serem deficientes, tão aficionados que são em teorizar sobre a construção de mundos melhores e mais humanos, nestes momentos parecem que ensurdecem, cegam e calam ante tamanha aberração. Não bastassem as barreiras, há que se falar em desigualdades sociais. Em filhos de ricos e de pobres. Em filhos que recebem um tratamento digno, eficiente e caro e de filhos que não recebem tratamento por seus pais não poderem custear o tratamento. Aqui, mais uma vez, o Estado se omite. Chega a parecer que a única justiça social que se faz nestes casos é a justiça divina, já que tanto a família rica quanto à família pobre terão os seus filhos discriminados pela sociedade de igual forma.


3.5 - Deficiência Auditiva

Uma das causas mais registradas pela sociedade contra os deficientes auditivos é a forma de se comunicarem com eles, que a maioria das pessoas não possuem esta experiência. O que fazer então para que possamos melhorar a comunicação entre deficientes auditivos e as outras pessoas? Para que elas possam estudar em escolas regulares sem serem descriminadas, afinal elas possuem este direito. O que fazer numa estação de metrô em que as portas vão fechar e por elas não possuírem o sentido de ouvir não escute aquele sinal? Ao qual numa situação dessas muitos deles podem se machucar? E o sinal na escola, na hora que começar o intervalo? Na hora que acabar a aula? E as televisões? Afinal elas têm o direito de assistir a uma novela ou a um telejornal.


Desenvolvimento

4.1 - Deficientes Visuais

Umas das causas da deficiência visual são problemas como sífilis e herpes vaginal, doenças sexualmente transmissíveis que podem ser evitadas com o simples, porém eficaz, uso da camisinha. Doenças como sífilis, herpes vaginal, rubéola são uma das principais causas da deficiência visual subnormal, que é um tipo de deficiência visual onde a pessoa possui visão reduzida que as possibilitam ler impressões a tinta, de forma ampliada ou com o uso de equipamentos específicos, como óculos, que é um equipamento que poderia ser oferecido gratuitamente para populações mais necessitadas.
O governo juntamente com os agentes de saúdes poderiam organizar mutirões que combatam doenças como sarampo, caxumba, meningite, poliomielite entre outras que podem causar visão subnormal ou cegueira. Essas doenças são simples, mas se não forem tratadas como devem ser, podem se tornar fatais para o organismo, resultando assim em doenças como a deficiência visual. As autoridades deveriam oferecer informações para a população sobre os riscos que está correndo devido a doenças como essas que poderiam ser problemas desconhecidos e extintos se não fosse a falta de informação.


4.2 - Deficientes Mentais e Síndrome

Hoje cada vez mais estão nascendo crianças com deficiência mental devido à problemas como desnutrição durante gestação, maus tratos à criança quando ainda é apenas um feto e outros meros problemas, porém comuns de acontecer, pois adolescentes precoces estão engravidando sem um planejamento familiar. Não vamos apenas criticar o governo, pois boa parte desses problemas é resultado do enorme descaso dos brasileiros pra com sua saúde, o que custa na hora do sexo usar camisinha, que é o anticoncepcional mais eficaz e que é oferecido gratuitamente em postos de saúde?

Programas como Fome Zero abastecem boa parte das famílias brasileiras, mas não supri todas as suas necessidades. Pessoas de baixa renda, inclusive mulheres grávidas, são obrigadas a trabalhar vinte e quatro horas por dia, para manter o sustento de suas casas. E alegam não ter tempo para se cuidar, por isso, por falta de um acompanhamento como o pré-natal, cada vez mais nascem crianças com problemas mentais, pois as mães não dão o devido cuidado por causa de sua baixa renda. Agentes da saúde deveriam realizar grupos de informação e pré-natal para ajudar mulheres não só de baixa renda, a darem o devido cuidado ao seu bebê. Motoristas de automóveis, deveriam se conscientizar e respeitar as leis de trânsitos. Hoje a principal causa de problemas mentais com os adultos são originados de acidentes nos trânsito, e sem contar, a outra possibilidade de esses motoristas estarem levando grávidas consigo, dentro do veículo, pois se o bebe não morrer, com certeza ele terá seqüelas, como por exemplo, a síndrome de down.Capacitar os professores para que todos eles tenham condições de ensinar um portador de deficiência mental, pois isso não só o ajudará, mas o incluirá na sociedade cada vez mais, eliminando assim o preconceito que existe ate hoje. Não só os professores mais todos os funcionários da escola, e principalmente os alunos terão que estar preparados para receber, por exemplo, um jovem com síndrome de down na sua classe. Temos que entender que quando falamos de inclusão na escola, não é apenas inserir um jovem com problemas mentais na escola e deixá-lo largado, e sim do inicio ao fim ano letivo dá toda assistência que ele precisa, pois isso é um direito dele, e que nós alunos possamos aceitá-los com o máximo de naturalidade possível, tratar o deficiente de forma agradável.



4.3 - Paraplegia

Além dos remédios oferecidos gratuitamente pelo governo, hoje em dia, existem medicamentos que não são oferecidos pelo estado, e que prejudicam famílias mais carentes,que correm o risco de contrair doenças e até ficarem paraplégicos. Vacinas como a famosa “gotinha” é uma grande aliada no combate contra a paraplegia, a população deve ficar conscientemente e levar seus filhos nos dias que forem indicados, assim estão prevenindo problemas como a paraplegia.

Pessoas alcoólicas, podem contrair a paraplegia se não forem cuidadas no seu tempo, pois o álcool é uma das causas da paraplegia. Problemas como bebidas alcoólicas, intoxicação por amoníaco pode provocar paraplegia nas fases avançadas deste último. Deve-se tomar cuidado com produtos tóxicos e moderar na bebida alcoólica.

Policiamento nas rodovias, em BR, estradas onde o transita é freqüente é muito importante para se combater acidentes que podem causar paraplegia. A principal causa hoje da paraplegia é acidentes que acontecem nos trânsitos, pessoas danificam sua medula espinhal, ou quebram alguma costela sendo obrigadas assim a conviverem boa parte de suas vidas numa cadeira de roda. Dirija com cuidado.

Oferecer meios para facilitar a vida de deficientes físicos, como construir rampas em lugares onde possui escadas, adaptar transportes públicos como ônibus para facilitar a vida de deficientes físicos, espaço no cinema para melhoria da vida desses portadores de deficiência e entre outros meios para facilitar e melhorar a qualidade de vida de pessoas portadoras de necessidades especiais.


4.4 - Tetraplegia e Paralisia

A melhoria da qualidade de vida dos deficientes devia ser uma prioridade de todos os governos, poderiam ser medidas simples, mas que beneficiariam 14,5% da população com paralisia, entre elas, podemos citar:

  • Supermercados devem fazer alterações para que os produtos fiquem ao alcance dos cadeirantes;
  • Melhor qualificação de funcionários para o auxilio aos deficientes;
  • Construindo rampas, que conseqüentemente facilitarão o acesso;
  • Uma melhoria na arquitetura das escolas;
  • Melhor infra-estrutura para o recebimento de alunos especiais;
  • Colocar barras nos banheiros;
  • Inserir uma rampa nos ônibus.

Poderíamos citar diversos outros tipos de fatores que iriam ajudar os deficientes, mas não podemos esquecer, que é preciso de uma conscientização da sociedade para que haja a aceitação deles perante toda sociedade e uma maior disponibilidade do governo nos investimentos de recursos destinados a essa causa.

4.5 - Deficientes Auditivos

Já que as pessoas reclamam tanto de não saberem lidar com os deficientes auditivos, que tal estudar deste de pequenos o Libras, alfabeto dos surdos, assim desde pequeno não iremos ter o problema de se comunicar com eles, afinal também iremos aprender sua língua. Que tal na estação do metrô ou ate mesmo na escola acender uma luz, ou apagar talvez todas as vezes que tocassem algum sinal para fazer algo. Que tal ter uma pessoa traduzindo para o libras tudo que as novelas, telejornais e qualquer outro programa de televisão passam durante o dia, como acontece em algumas propagandas políticas.Isso são simples medidas que podem ser feitas para que facilitemos a vida dos deficientes auditivos.

Conclusão

Com este projeto descobrimos os deficientes e aprendemos que eles são seres humanos como nós, que possuem direitos e que merecem ser respeitados. Vimos que o preconceito que adquirimos sobre os mesmos são coisas que colocamos em nossa cabeça e que por não conhecermos um pouco de seus mundos passamos a julgá-los e a ofendê-los, mas que com este trabalho aprendemos que isto não é justo que apesar das diferenças eles são como nós e que não merecem isso. Vimos que podem ser tomadas medidas simples para que tornemos mais fácil a nossa comunicação com os mesmos, se é que um dos maiores fatores registrados pela sociedade seja a falta de experiência e as condições de lidar com deficientes, além de alguns equipamentos que podem ser aplicados ate para tornar bem melhor a vida deles. Com isso acabaremos com as diferenças e ao mesmo tempo os deixaremos felizes.



Um comentário:

Profª Mirya Cordova disse...

O trabalho ficou muito bom parabéns,,,, mas não poderia ter constado a palavra DESENVOLVIMENTO.
Nota 5,0. Profª Mirya e Liana